sexta-feira, 22 de junho de 2012

As dez musicas mais satânicas já lançadas

Raul Seixas já dizia que "o diabo é o pai do rock". Embora não exista nenhum exame de DNA que comprove a paternidade, não dá para negar que não faltam músicas que homenageiam o coisa ruim. Na maioria das vezes, só por brincadeira mesmo - afinal, o que seria do rock'n'roll se ele não chocasse as pessoas de vez em quando?

Aproveitando este 06/06/06 (o 666, afinal de contas, é geralmente conhecido como o número do anticristo, do diabo, do cramulhão), fizemos um top ten com as músicas mais "demoníacas" da história. Do bluesman Robert Johnson à banda de metal Slayer, do maldito Raul Seixas ao debochado trio U.D.R, aí vai:

10. Black Sabbath, do Black Sabbath - a banda mais macabra de todos os tempos não poderia ficar de fora dessa lista. Essa é a música que abre o álbum de estréia do grupo, lançado em 1969. Barulhos de chuva, ventos e sinos criam o clima para a letra que descreve em detalhes o inferno. "Satan sitting there, he's smiling / Watches those flames get higher and higher / Oh no, please God help me!" (traduzindo: "Satã está sentando, sorrindo / Olhando as chamas ficarem maiores e maiores / Oh não, Deus me ajude!"). Quem diria que, um dia, o autor dessa letra, Ozzy Osbourne, viraria estrela de um reality show...

09. Me and the Devil Blues, de Robert Johnson - diz a lenda que o bluesman Robert Johnson vendeu a alma ao diabo numa encruzilhada, em troca de sucesso. Se a história é verdadeira ou não, nunca vamos saber - mas não é que o homem fez uma música sobre o assunto? "Early this morning, when you knocked upon my door / I said 'hello Satan, I believe it's time to go", conta a letra (traduzindo: "Hoje cedo, quando você bateu à minha porta / Eu disse 'oi Satã, acho que é hora de ir"). Johnson morreu em 1938, com apenas 27 anos, depois de beber uísque envenenado. Assustador...

08. Red Right Hand, Nick Cave and the Bad Seeds - Nick Cave é um cara sinistro. Já fez músicas sobre cadeiras elétricas, membros amputados, psicopatas - tem até um CD inteiro, "Murder Ballads", dedicado a assassinatos. Mas em Red Right Hand, do álbum "Let Love In" (1994), ele se superou e fez uma música sobre um encontro com o demônio em pessoa. "You'll se him in your nightmares, you'll see him in your dreams / He'll appear out of nowhere, but he ain't what he seems" (em português: "Você o vê em seus pesadelos, você o vê em seus sonhos / Ele aparece do nada, mas não é o que parece).

07. Bonde do Pentagrama Invertido, U.D.R. - O debochado trio tem diversas músicas satânicas, tanto que até marcou o lançamento de seu novo álbum, "Wanderley", para este 06/06/06. O Bonde do Pentagrama Invertido é uma espécie de funk do capeta, e também uma das poucas letras da banda que pode ser reproduzido num site liberado para menores de 18 anos. Lá vai: "Do fogo das trevas, Satanás quer vomitar / A dança do pentagrama agora eu vou te ensinar / Mãozinhas para cima, carinha de malvado / A dança do pentagrama é a moda do diabo".

06. The Antichrist, Slayer - Até o Slayer aparecer, Black Sabbath era o máximo de terror que a música conhecia. The Antichrist está no sangrento álbum de estréia do grupo, "Show no Mercy", de 1983. "Satan holds my future / Watch it unfold / I am the Antichrist / (...) Torment is what I give / Torture is what I love". (tradução: "Satã cuida do meu futuro / O vê surgir / Eu sou o Anticristo / (...) Tormento é o que eu dou / Tortura é o que eu amo"). Medo!

05. Highway to Hell, AC/DC - Para o pessoal do AC/DC, o inferno é uma grande festa. Veja só a letra: "No stop signs, speedin' limits / Nobody's gonna slow me down / (...) Hey Satan, paid my dues / Playing in a rock'n'roll band / (...) I'm on the highway to hell" (em português: "Sem sinais, limites de velocidade / Ninguém vai me parar / (...) Ei Satã, eu paguei minhas dívidas / Tocando numa banda de rock'n'roll / (...) Estou na estrada para o inferno"). A música está no disco "Highway to Hell", de 1979, e nem é tão satânica assim - mas merece lugar na lista por causa da capa do disco, em que o guitarrista Angus Young aparece de chifres e tudo.

04. Ave Lúcifer, os Mutantes - A maior banda de rock do Brasil também tinha que brincar com fogo. Essa música não é das mais conhecidas do grupo e está no álbum "A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado", de 1970. Ao contrário das demais canções aqui da lista, essa é uma delicada homenagem ao senhor do inferno. "Tragam luvas negras, Tragam festas e flores / Tragam corpos e dores, tragam insensos e odores / Mas tragam Lúcifer pra mim / Em uma bandeja pra mim", canta uma jovem Rita Lee, suavemente.

03. Sympathy for the Devil, Rolling Stones - Mick Jagger e companhia já eram conhecidos por sua ousadia. Nessa música de 1968, eles se superaram, tanto na música como na letra. Ao som de batuques (diz a lenda, inspirados numa viagem do cantor ao Brasil), conta a história de demônio que é um "homem de riqueza e bom gosto" ("a man of wealth and taste"), que "roubou a alma e a fé de muitos homens" e ainda foi o responsável pelo lavar de mãos de Pilatos, a morte da família real russa e o assassinato dos Kennedys. Se os Stones queriam consolidar a fama de bad boys, conseguiram.

02. Rock do Diabo, Raul Seixas - "O diabo é o pai do rock", disparava Raul Seixas nesta música de 1975. Na visão do músico, o demônio nem é tão mau assim, ele é só um cara "que usa capote" e "fica dando toques". Mesmo assim, boa parte do público não entendeu a brincadeira e o cantor ficou com fama de maldito para o resto da vida. "Existem dois diabos, só que um parou na pista / Um deles é o do toque / O outro é aquele do exorcista", explica.

01. The Number of the Beast, Iron Maiden - No dia 06/06/06, o primeiro lugar não poderia ficar com outra canção. Afinal, é ela que tem o refrão "Six six six, the number of the beast / six six six, the one for you and me" ("meia meia meia, o número da besta / meia meia meia, aquele para mim e para você"). A letra, como já deu para perceber, descreve a chegada do Anticristo: "I'm coming back, I will return / And I'll possess your body and I'll make you burn" (a ameaça em português é assim: "Eu estou voltando, vou retornar / E vou possuir seu corpo e fazê-lo queimar").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...